[vc_row][vc_column][vc_column_text]Dados são a chave para todo negócio na era digital. Com a inclusão de uma estratégia de dados, sua empresa terá muito mais decisões assertivas, informações sobre os clientes, mapeamento de fraudes, redução de riscos e clareza de informações. E o primeiro passo para conseguir bons resultados é a coleta de dados.
[adrotate banner=”10″]
Neste artigo, vamos entender tudo sobre essa etapa de utilização de dados, vamos lá?
O que é a coleta de dados?
A coleta de dados é um processo que visa reunir dados específicos para serem utilizados para atender as demandas de um projeto, pesquisa, planejamento e estudo.
Por exemplo, se precisássemos entender o comportamento dos habitantes de uma cidade, teríamos que fazer a coleta de dados estatísticos referentes à idade, gênero, renda, gasto médio por família, quais os itens mais consumidos, entre outros.
Para realizar este processo, existem métodos e técnicas específicas, como:
- Análises Estatísticas;
- Via questionário;
- Por observação;
- De acordo com a pesquisa (exploratória / explicativa);
- De acordo com a abordagem (quantitativa / qualitativa);
- Entre várias outras.
Passo inicial para transformar a relação do seu negócio com os dados
A coleta de dados é um ponto muito importante para as decisões. Isso porque, através dessa coleta, os dados são transformados em informações e as informações são transformadas em conhecimento para uma melhor tomada de decisão.
Esse é um dos primeiros passos que você deve executar para iniciar seu processo de ETL (Extract, Transform and Load) ou análise de dados, para poder entender os dados de acordo com a necessidade do negócio.
A Luby é uma parceira na evolução contínua do seu projeto de Business Intelligence, se você quer entender mais sobre a utilização de dados para performar seus resultados, clique aqui e converse com um de nossos especialistas para saber mais. Conte com a gente nessa jornada para levar o seu negócio para o próximo nível!
[adrotate banner=”11″][/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]