[vc_row][vc_column][vc_column_text]A Educação 4.0 e o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) é cada vez mais utilizado como ferramenta educacional. Para isso, foram criados registros de observação sobre a utilização de jogos na educação. Assim, os multiletramentos podem ser materializados de forma efetiva por meio da articulação entre os jogos digitais e o ensino.
[adrotate banner=”16″]
Neste artigo, vamos falar sobre a ascensão da Educação 4.0 e do Software de Educação.
O que é Educação 4.0?
Nos últimos anos, o acesso às tecnologias de informação e comunicação (TIC) aumentou consideravelmente, trazendo praticidade no que se refere a se informar e comunicar.
A Educação 4.0 é a união da educação com a tecnologia. Ou seja, a utilização do Software na educação. O foco da Educação 4.0 está em trazer esses avanços e inovações tecnológicas para o dia a dia. Dessa forma, essa nova forma de educação pode desempenhar papéis importantes em diversas áreas, desde processos administrativos a ferramentas educacionais.
O frequente contato de jovens e crianças com dispositivos eletrônicos é cada vez maior, por isso utilizar as TICs no ensino é uma forma de conexão com esse público. A educação não deve mais ser como antigamente. Até porque as relações mudam, e as demandas de ensino e aprendizagem são impulsionadas conforme as dinâmicas que da sociedade, do espaço e do tempo.
Entretanto, como mostra Woassoman e Fuchs (2004) em suas análises do PISA (Exame Internacional de Avaliação de Alunos), a disponibilidade de um computador está relacionada ao baixo rendimento escolar. Porém, o exame também observou que, se a internet for utilizada direcionada ao aprendizado, essa influência proporciona um alto rendimento escolar.
Em sua maioria, o estudo tradicional tem foco na simples memorização e repetição de cálculos e fórmulas. Com isso, as TICs podem ser utilizadas como ferramenta de estudo e desenvolvidas de forma que desperte o interesse do aluno. Em algumas disciplinas, como química, física e biologia, muitos professores apresentam uma tendência à didática tradicional, usualmente, baseada em aulas expositivas. Mas isso não tem sido bem recepcionado pelos estudantes. Justamente porque essa didática vem acompanhada (muitas vezes) das cobranças por memorização, como a Tabela Periódica ou outros conceitos complexos.
Quais são as vantagens da Educação 4.0?
Utilizar a Educação 4.0 como ferramenta para auxílio dos educadores pode gerar ganhos significativos em áreas. Por exemplo:
- Otimização de processo da gestão escolar;
- Melhoria na qualificação do corpo docente;
- Facilidade na aprendizagem dos alunos.
Os jogos podem ser usados com um recurso facilitador no processo de ensino e aprendizagem. Sendo este um agente motivador, que proporciona ganhos significativos no raciocínio lógico, autonomia, adaptação emocional, criatividade e imaginação.
Na prática
Na imagem abaixo, ilustramos uma ferramenta que poderia ser utilizada em diversos locais, como em laboratórios de química e biologia, onde alguns conteúdos são abordados de maneira simples e sem eficiência, já que os alunos acabam vivenciando apenas a teoria. Ou seja, essa falta de prática limita o conhecimento, tendo em vista que os discentes necessitam de experiências laboratoriais, manipular e conhecer vidrarias e equipamentos para uma melhor compreensão, gerando resultados mais significativos.
Quais são os desafios da Educação 4.0?
Ainda que a Educação 4.0 tenha inúmeros benefícios, o ingresso das TICs na educação possui algumas desvantagens, como a falta de preparo dos docentes em manusear e aplicar devidamente a tecnologia. Não basta que a tecnologia sseja implementada, é de extrema importância que os docentes se atualizem junto com a tecnologia e suas inovações. Essa falta de preparo também é influenciada por grande parte dos professores tratarem o uso de tecnologia atual como inimiga do desempenho escolar.
Muitas escolas do território brasileiro ainda possuem o método de ensino tradicional, que consiste somente em: professor; quadro; e giz. Portanto, o uso das TICs tem o papel de aumentar o interesse e rendimento dos alunos em disciplinas consideradas de difícil compreensão.
Conclusão
Com essas evidências, podemos afirmar que o uso de Software na Educação pode resolver alguns problemas que são vistos com frequência em escolas públicas. O Software na Educação pode ser encarado como um processo construtivo, resolvendo alguns problemas que são, de forma geral, bem comuns em sala de aula.
Alguns conteúdos são pouco vivenciados pelo próprio docente em sua formação, levando-o, assim, a repetir esses conteúdos de forma mecânica e não didática. Por isso, a utilização de software nesses processos poderia auxiliar e evoluir o mundo da educação. Propondo, assim, grande ajuda aos próprios alunos, principalmente aqueles que possuem dificuldades em assimilar e absorver os conteúdos dados em sala de aula.
A Educação 4.0 se utiliza de Softwares de Educação capazes de atingir com eficiência o público, facilitando o dia a dia dos alunos, professores e administração. Incentivar o uso de tecnologia na educação é um grande passo que pode transformar e evoluir e educação não só no Brasil, como em todo mundo. Isso porque a Educação 4.0 mostra nitidamente sua eficiência quando bem aplicada, com o objetivo de obter um melhor aproveitamento baseado na realidade de cada instituição.
Leia também:
Luby Software recebe R$14 milhões de investimento da Multilaser
Hard Skills e Soft Skills: o que é e como elas podem te ajudar?
O que é Scrum e como é estruturado um time Scrum?[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]
[adrotate banner=”17″]