[vc_row][vc_column][vc_column_text]
Fala galera, beleza? Fui questionado a algumas semanas se havia alguma diferença entre o .NET Core e o .NET Framework, então resolvi escrever aqui para esclarecer, de maneira resumida, as principais diferenças entre eles, e também falar um pouco sobre o .NET Standard. Se ficou com alguma dúvida, escreva nos comentários e vamos discutir sobre isso.
[adrotate banner=”4″]
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][tm_heading custom_google_font=”” font_size=”lg:24″ css=”.vc_custom_1607994397011{margin-top: 20px !important;}” md_spacing=”margin_top:20″ sm_spacing=”margin_top:20″ xs_spacing=”margin_top:20″].NET Framework[/tm_heading][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column lg_spacing=”padding_top:10″][vc_column_text]
O .NET Framework surgiu em meados de 2002, ele era um framework único para desenvolvimento na plataforma Windows. Com o passar do tempo ganhou suporte para WEB, WCF, WPF, Windows Forms, etc, ele é composto por dois componentes principais: O CLR (Common Language Runtime), o mecanismo de execução que manipula os aplicativos em execução, e a biblioteca de classes .NET Framework, que oferece uma biblioteca imensa de códigos testados e reutilizáveis.
Atualmente o .NET Framework está na versão 4.8 e não receberá mais atualizações com features adicionais, apenas será atendido com correções de bugs de segurança e confiabilidade.
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][tm_heading custom_google_font=”” font_size=”lg:24″ css=”.vc_custom_1607994362827{margin-top: 20px !important;}” md_spacing=”margin_top:20″ sm_spacing=”margin_top:20″ xs_spacing=”margin_top:20″].NET Core[/tm_heading][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]
O .NET Core surgiu em meados de 2016, sua característica mais marcante é ele ser cross-plataform, isto é, ele é suportado em múltiplas plataformas, sendo possível o desenvolvimento em Windows, Linux e MacOS. A Microsoft percebeu que não poderia ficar presa ao ambiente Windows, mas seria quase impossível reutilizar o até então .NET Framework. De uma maneira inteligente, foi iniciado um novo projeto, que iria andar em paralelo com a versão atual, mas com uma nova arquitetura, open-source e modular, surgiu então o dotnet core.
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][tm_heading custom_google_font=”” font_size=”lg:24″ css=”.vc_custom_1607994432177{margin-top: 20px !important;}” md_spacing=”margin_top:20″ sm_spacing=”margin_top:20″ xs_spacing=”margin_top:20″].NET Standard[/tm_heading][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]
O .NET Standard, atualmente na versão 2.1, surge para ser um meio termo entre as duas versões, ele é uma interface que define a lista de APIs que uma determinada função do .NET deve suportar. Sendo assim, uma biblioteca escrita utilizando o .NET Standard pode ser suportada tanto por aplicações utilizando o .NET Core quanto o .NET Framework. Ele foi criado para que esse compartilhamento seja muito mais fácil e uniforme no ecossistema do .NET. No entanto, vale lembrar, que com o advento do .NET 5, que será universal, a utilização dele se torna desnecessária em muitos cenários. A imagem abaixo exemplifica de maneira clara como ele funciona.
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][tm_heading custom_google_font=”” font_size=”lg:24″ css=”.vc_custom_1607994468728{margin-top: 20px !important;}” md_spacing=”margin_top:20″ sm_spacing=”margin_top:20″ xs_spacing=”margin_top:20″]Qual o futuro do .NET?[/tm_heading][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]
Em novembro tivemos o lançamento do .NET 5, que não é mais o futuro, e sim o presente da plataforma .NET. Ambas as versões eram mantidas em paralelo, mas agora temos um ponto de encontro entre as duas versões, o .NET Framework 4.8, e .NET Core 3.1, são agora o .NET 5, e não teremos mais duas versões. O próximo lançamento está planejado para o ano que vem, com o .NET 6 LTS. Se você está planejando construir uma nova aplicação utilizando o .NET, ela deve iniciar com o .NET 5, e para sistemas legados, que utilizam o .NET Framework, deve ser iniciado um planejamento para a migração, visto que a Microsoft irá deprecear o .NET Framework. A imagem abaixo mostra qual o roadmap planejado do .NET.
A Luby tem um time altamente qualificado na plataforma .NET, que pode te ajudar tanto na migração de um sistema legado, quanto na criação de um sistema novo.
Na próxima publicação vamos falar um pouco sobre as novidades que o .NET 5 está trazendo, fique ligado.
Leia também:
Diferença entre Rest e Soap
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]
[adrotate banner=”5″]