No ramo de tecnologia, muito se fala em Python. O Python é uma linguagem de programação interpretada. Mas você sabe porque a sua empresa precisa de Python? É o que vamos descobrir neste artigo.
[adrotate banner=”16″]
Basicamente, no processo de execução Python não é traduzida para código de máquina. Portanto, a sua leitura é indireta. Python também é uma linguagem considerada multi-paradigma, pois suporta os paradigmas: imperativo, funcional, procedural e orientado a objetos. Isso é ótimo, pois permite flexibilidade aos programadores.
Mas chega de conteúdos estritamente técnicos e vamos falar um pouco sobre as raízes da linguagem e o porquê de ser uma ferramenta tão boa!
História da linguagem
Ao contrário do que muitos pensam, Python não é uma linguagem tão nova e recente. Ela já existe desde 1991 e foi criada por Guido vam Rossum, que a projetou com a filosofia de enfatizar a importância do esforço do programador sobre o esforço computacional.
Neste caso, prioriza-se a legibilidade do código sobre a velocidade ou expressividade. O Python é uma linguagem muito fácil de ler, aprender e entender o código. Não foi popular logo de cara, mas com o tempo ganhou maturidade e passou a ser cada vez mais utilizada. Ele teve o seu “boom” , após o lançamento da versão 2.7, que é considerada uma das melhores até hoje.
Popularidade da Linguagem
Que Python é uma linguagem fácil de aprender nós já entendemos, mas por que? Porque além de ser expressiva, fácil de ler, ela também é extremamente popular. Portanto, isso facilita muito o aprendizado. Hoje em dia, é possível encontrar ótimos conteúdos de Python em vários locais, como Youtube, blogs, documentação oficial da linguagem, livros e fóruns de dúvidas. Em 2020, foi a terceira linguagem mais popular do site Stack Overflow.
Essa popularidade foi potencializada com a “chegada” da Ciência de Dados. Python se difundiu muito bem nesse ramo, pois é ótima para operações matemáticas, desenvolvimento de algoritmos e estruturas de dados. Isso facilita bastante a análise de dados em massa, processamento de texto, padrões e imagens.
Entretanto, a linguagem não é popular somente por sua simplicidade e por causa da Ciência de Dados. Boa parte de sua fama vem do desenvolvimento web. Python possui ótimos frameworks para isso, como: Django, Flask e FastAPI. Para aqueles que não gostam muito de utilizar código de terceiros, o Python oferece um módulo HTTP super completo, que também pode ser utilizado para a web.
Obs: Python não é tão popular por isso, mas também é possível desenvolver apps mobile e desktop com a linguagem (pesquise por Kivy e Tkinter).
Python está em todos os lugares
A ferramenta realmente se espalhou. Atualmente, aonde quer que você vá irá achar um pouquinho de Python. Digo isso pois essa linguagem de programação já é utilizada por grandes empresas em suas aplicações a nível global, entre elas: Netflix, Samsung, Google, Amazon, Facebook e Spotify, e a nível nacional: Globo, Mercado Livre e MagazineLuiza.
Além dessas empresas, o Python também está presente nas “entranhas” de vários sistemas operacionais. Ele faz parte do MacOS, Linux e Solaris. Esses sistemas utilizam Python em algumas de suas distribuições. O Windows não utiliza Python no seu core, porém você pode instalá-lo tranquilamente e usar conforme as suas necessidades. Afinal, Python é multiplataforma.
Os desenvolvedores gostam de Python!
Segundo um levantamento de 2020, feito pelo site Stack Overflow, Python está em terceiro lugar entre as linguagens mais amadas pelos desenvolvedores e em terceiro lugar entre as linguagens com mais interesse por parte dos desenvolvedores. E os frameworks web Django e Flask (ambos em Python) ocupam a 7ª e 8ª posição respectivamente, entre os mais amados.
Uma linguagem portátil e extensível
Ainda não entendeu porque sua empresa precisa de Python? Aqui vamos falar sobre mais um motivo. Ele é uma linguagem simples, mas isso não quer dizer limitada! Ele possui muitas funcionalidades completas, funções prontas e uma biblioteca padrão muito rica, cheia de pacotes utilitários. Mas, se isso não for suficiente, não tem problema, você pode instalar novos pacotes, como frameworks, bibliotecas e extensões ao seu projeto Python. Para isso, por padrão, é utilizado o gerenciador de pacotes pip.
Sua extensibilidade e portabilidade vão muito além dos pacotes e suporte multiplataforma, Python também possui supersets. O principal é o Cython, com ele, você pode usar tipagem estática e estruturas mais bem definidas. Porém, o principal benefício é rodar seu código Python na mesma velocidade que um código escrito em C. Portanto, esse superset permite uma melhoria extrema de performance.
Inteligência Artificial, Big Data e Machine Learning
Inteligência Artificial, Big Data e Machine Learning são três áreas pertencentes à Ciência de Dados. Este tema já foi mencionado como um fator importante na popularidade da linguagem Python. A facilidade para lidar com estruturas de dados, relatórios e o suporte à computação paralela são fatores que tornam o Python hábil as três áreas da Ciência dos Dados.
Além disso, existem muitas bibliotecas e plataformas escritas em Python. Elas são poderosas e facilitam ainda mais a manipulação de dados, algumas delas são muito populares: Pandas, Numpy, Tensorflow, openCv e PyDook.
Conclusão
Ao longo deste artigo, citei vários pontos positivos e vantagens dessa linguagem. Agora você já sabe por que a sua empresa precisa de Python? Existem infinitas razões para você investir em Python. Essa linguagem pode fazer tudo e de várias formas diferentes. Por isso, muitas grandes empresas e big techs já fizeram esse investimento.
Então, minha dica é: analise o seu cenário, suas necessidades e requerimentos. Depois, avalie se vale a pena para você, afinal, é uma ferramenta fantástica, multifuncional e que resolve muitos problemas.
Leia também:
Como automatizar a criação de componentes funcionais em ReactJs
Segurança da Informação: Conceito e Dicas
[adrotate banner=”17″]