[vc_row][vc_column][vc_column_text]Vimos anteriormente que a coleta de dados é um processo que visa reunir dados específicos a serem utilizados para atender as demandas de um projeto, pesquisa ou planejamento. Este processo possui métodos específicos, cada um com sua característica específica. Pensando nisso, iremos ver a seguir uma lista com os métodos de coleta de dados mais utilizados.
[adrotate banner=”10″]
Ocorrência das Coletas de Dados
Além dos métodos de coleta de dados que iremos aprender, precisamos estar cientes de que a coleta de dados também é dividida por tempo determinado. Ou seja, a pesquisa irá iniciar e finalizar dentro de um tempo determinado. Assim, quando falamos em tempo, a coleta de dados é dividida de 3 formas:
-
- Contínua: os dados são registrados à medida que vão sendo coletados, até que o objeto de sua coleta finalize sem tempo predeterminado;
- Periódica: ocorre em ciclos, ou seja, em períodos determinados (como de 6 em 6 meses, ano e ano, etc.);
- Ocasional: este é o único caso em que a coleta e dados não se preocupa com a periodicidade ou continuidade.
1. Métodos de Coleta de Dados Primário
Essa metodologia tem o foco em informações atuais. Ou seja, é desconsiderada qualquer informação do passado referente a outra coleta, sendo utilizada muitas vezes em projetos muito específicos. Isso porque não possui o interesse comparativo com dados históricos.
Pensando nisso, dentro do escopo de métodos de coleta de dados primários, temos os métodos quantitativos e qualitativos.
Coleta de Dados Quantitativos
Metodologia na qual o foco é quantificar os dados coletados. Ou seja, ela é baseada em contabilização de fatos e ocorrências através de técnicas estatísticas e matemáticas.
Exemplos:
- Pesquisas com perguntas fechadas;
- Contagem de registros com um objetivo definido;
- Avaliação de contagem de determinadas colunas de um banco de dados (como quantidade de funcionários, clientes, vendas totais, quantidade de produtos e etc).
Coleta de Dados Qualitativos
Metodologia na qual o foco é a coleta de sentimentos, emoções e percepções. Ou seja, a coleta de dados não está preocupada em contabilizar quantas pessoas responderam a letra A em uma pesquisa, por exemplo. Mas sim o que cada uma pensa sobre um determinado assunto de acordo com sua resposta.
Exemplos:
- Entrevistas com escopo aberto de perguntas;
- Coleta de informações de anotações e documentos;
- Coleta de dados audiovisuais.
2. Métodos de Coleta de Dados Secundários
Essa metodologia tem o foco em analisar o passado, pesquisas que já foram usadas. Isso porque são mais baratas e rápidas de serem utilizadas, pois, como se trata de dados históricos, é mais fácil de encontrar as informações necessárias. Dessa forma, este método possui duas formas de fontes de dados: Fontes Internas e Fontes Externas.
Fontes internas
- Bancos de dados;
- Pesquisas passadas;
- Relatórios e tabelas.
Fontes Externas
- Revistas e jornais;
- Relatórios governamentais;
- Internet;
- Bibliotecas.
3. Métodos de Coleta de Dados via Questionário
Esse método consiste em coletar dados através de uma série de perguntas predeterminadas com foco em análises quantitativas. Isso porque as perguntas são as mesmas para todos os participantes do questionário.
O Método de Coleta de Dados via Questionário é muito utilizado principalmente quando se deseja coletar dados sobre comportamento de compra de um determinado produto e análise de dados básicos, como renda e escolaridade. Por meio desse método, é possível alcançar uma abrangência maior e anonimato dos participantes.
Assim, os questionários podem ser enviados por e-mail, agilizando muito o processo de entrega e resposta. Falamos mais sobre esse método neste artigo.
Exemplos:
- Questionário para coleta de leads;
- Para coleta de opinião de clientes sobre um produto;
- Questionário para pesquisa de satisfação de um determinado serviço.
4. Métodos de Coleta de Dados por Observação
A Coleta de Dados por Observação foca na utilização dos sentidos para coletar informações, através da audição e visão para examinar fatos ou fenômenos. Por exemplo, observar o comportamento de clientes após receberem um brinde.
Exemplos:
- Observar o comportamento de animais em um determinado horário do dia ou após se alimentarem;
- Observar o comportamento de indivíduos após o nascimento de um filho;
- Ouvir qual a primeira palavra ou som que um determinado objeto ou indivíduo faz em um situação específica.
5. Métodos de Coleta de Dados por Entrevista
Uma coleta de dados por entrevista é bem similar a que vivenciamos em entrevistas de empregos tradicionais, porém com algumas diferenças. Assim, o objetivo não é aprovar ou reprovar de acordo com suas respostas e sim de entender a opinião do entrevistado em relação a um determinado assunto.
Esse método de coleta de dados é muito utilizado em TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) como fonte de dados argumentativa para defesa de teses e também em artigos científicos. Dessa forma, ele ajuda a estabelecer um contato direto com sua fonte (entrevistado), oferecendo uma melhor compreensão do assunto abordado.
Exemplos:
- Entrevista com funcionários de uma empresa para entender pontos fortes e fracos;
- Entrevista para entender o comportamento do entrevistado em relação ao objeto de estudo.
6. Métodos de Coleta de Dados Científico
Esse método é focado na coleta de dados para a comprovação de determinado conteúdo com base científica. Ou seja, tudo que possa dar embasamento para comprovação e veracidade do objeto de estudo da coleta de dados.
Exemplos:
- Coleta de dados de documentos oficiais para comprovação de veracidade de uma pesquisa;
- Em artigos científicos para TCC;
- De livros com fatos para a criação de uma análise de dados e criação de insights.
7. Métodos de Coleta de Dados Fenomenológico
Esse método está preocupado com a descrição da experiência do indivíduo, exatamente como ela é, de acordo com o filósofo e matemático Edmund Husserl, acreditando que a realidade é construída através do contexto social e entendida da forma que é interpretada.
Exemplos:
- Estudos sobre os aspectos subjetivos do corpo, do esporte, do desejo e da autoestima;
- Projetos que privilegiem a “vocação” da educação e da docência;
- Estudos que analisam aspectos subjetivos, como desenvolvimento cognitivo ou percepções das crianças e adolescentes sobre si mesmos ou de outros aspectos.
8. Métodos de Coleta de Dados Dedutivo
Esse é um método considerado um método racional, colocando a razão como a única forma de chegar ao objetivo da coleta de dados.
Utiliza uma forma não subjetiva. Ou seja, não utiliza hipóteses ou achismos para sua conclusão e coleta os dados de forma focada em fatos que ocorreram, isto é, em fatos reconhecidos como verdadeiros. Através de duas premissas estabelecidas (Maior e Menor), chega-se a uma terceira lógica.
Exemplo:
- Todo homem é um ser vivo (premissa maior);
- Carlos é um homem (premissa menor);
- Logo, Carlos é um ser vivo (conclusão).
Conclusão
Existem diversos métodos para realização da coleta de dados. Então, cada metodologia tem características específicas que podem ser vantajosas para para diferentes projetos.
Vimos neste artigos os principais métodos utilizados. Assim, para definir o melhor para o seu projeto, você deve entender qual melhor se encaixa no seu escopo de trabalho e saber suas possibilidades.
[adrotate banner=”11″][/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]