[vc_row][vc_column][vc_column_text]A Coleta de Dados é o processo que reúne dados específicos a serem utilizados para atender as demandas de um projeto. Acompanhamos a definição da natureza e grau de detalhamento desse processo nesse artigo (clique aqui para acessar o conceito da Coleta de Dados). Pensando nisso, chegou o momento de definir qual abordagem que será utilizada: Pesquisa Qualitativa X Quantitativa.
[adrotate banner=”4″]
Na Coleta de Dados, possuímos métodos quantitativos e qualitativos. Em poucas palavras, podemos dizer que uma é mais focada na objetividade da pesquisa e outra na subjetividade. Iremos abordar com mais detalhes e exemplos ambos os casos a seguir.
Pesquisa Quantitativa
Metodologia na qual o foco é quantificar os dados coletados. Ou seja, ela é baseada em contabilização de fatos e ocorrências através de técnicas estatísticas e matemáticas.
[adrotate banner=”10″]
Vantagens e desvantagens
Quando falamos de Pesquisa Quantitativa, definir o que é vantagem e o que é desvantagem acaba sendo muito subjetivo. Por isso, os itens que iremos elencar abaixo servirão de ambas as formas, dependendo de como você interpreta cada um.
- Necessidade de amostras muito grandes: com o crescimento do Big Data, existem várias ferramentas para análise de dados que facilitam grandes amostras. Entretanto, dependendo do prazo e de como esses dados virão, isso pode dificultar a coleta de dados de quem não possui habilidade suficiente.
- Generalização dos dados coletados: se o seu objetivo for apenas quantificar de fato uma amostra de dados, você se sairá bem. Porém, dependendo do tipo de análise (onde precisamos entender um determinado comportamento baseado em sua opinião), pode ser perigoso a generalização dos dados. Isso porque nem sempre sabemos a fundo o perfil de quem forneceu aqueles dados. Além disso, pode existir a necessidade de uma abordagem mais qualitativa
Exemplos de Pesquisa Quantitativa
- Pesquisas com perguntas fechadas;
- Contagem de registros com um objetivo definido;
- Avaliação de contagem de determinadas colunas de um banco de dados (como quantidade de funcionários, clientes, vendas totais, quantidade de produtos e etc).
Pesquisa Qualitativa
Metodologia na qual o foco é a coleta de sentimentos, emoções e percepções. Ou seja, a coleta de dados não está preocupada em contabilizar quantas pessoas responderam a letra A em uma pesquisa, por exemplo. Mas sim o que cada uma pensa sobre um determinado assunto de acordo com sua resposta.
Vantagens e desvantagens
O mesmo vale para a Pesquisa Qualitativa quando nos referimos a vantagens e desvantagens. Sua utilização irá depender do seu ponto de vista do que é vantagem e desvantagem para o seu projeto.
- Ser mais subjetivo que objetivo: aqui nos deparamos com o quesito habilidade de quem está analisando os dados. Isso porque tudo vai depender de quão experiente ele é e conhece o assunto, tendo a premissa de que dados quantitativos são mais fáceis de serem analisados do que os qualitativos;
- Análise profunda da coleta de dados: nem sempre queremos nos aprofundar em uma pesquisa, principalmente se o prazo para a análise for curto. Em suma, nem sempre você irá precisar ir tão afundo na coleta de dados. Muitas vezes basta entender somente o necessário para responder às perguntas do projeto;
- Dados abrangentes: os dados coletados podem ser utilizados para pesquisas futuras, já que as perguntas de um pesquisa qualitativa são abertas e você pode coletar opiniões diferentes de diferentes indivíduos. Entretanto, se a pesquisa é pontual, esse tipo de histórico a torna irrelevante.
Exemplos de Pesquisa Qualitativa
- Entrevistas com escopo aberto de perguntas;
- Coleta de informações de anotações e documentos;.
- Coleta de dados audiovisuais.
Conclusão
A Coleta de Dados pode ser realizada sob diversas metodologias, que abordamos no último artigo (clique aqui para acessar). Então, hoje trouxemos a Pesquisa Qualitativa X Quantitativa afim de te ajudar a definir qual abordagem que será utilizada no seu projeto.
A Luby é uma parceira na evolução de projetos de Business Intelligence. Para entender mais sobre a utilização de dados para evoluir seus resultados, clique aqui e converse com nosso time.
[adrotate banner=”5″][/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]